Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Meu ponto de vista sobre a trilogia Fifty Shades

Ola povo
Quanto tempo que eu não posto... hehehehe
Decidi fazer um post que não sei se vocês lerão, mas farei mesmo assim...!
Existem varias resenhas em blogs e vídeos na internet falando sobre a trilogia fifty shades (50 tons de cinza), e eu resolvi fazer a minha propria porque 99% resenhas de haters, apenas 1% são de pessoas que gostaram, e eu estou nesse 1% de leitores... hahahahahaha
Como eu havia ouvido péssimos comentários sobre o livro, não havia me despertado o interesse em ler. Então um belo dia eu estava no meu curso de inglês e vi a trilogia la (em inglês), e pensei: vou ler para me ajudar com o idioma... e fiquei totalmente addicted!
Ok, podem dizer que o livro tem um vocabulário muito simples, palavras repetidas e tal (concordo), mas eu achei a historia interessante. Outros dizem que é pornografia pura (não, tem muitas cenas de sexo descritas porque é um romance erótico), mas o que me chamava mais atenção eram as partes de mistério, surpresa, declarações de amor. O livro é uma fanfiction de crepusculo (sim), e quem já leu fanfic antes não se surpreende... claro que tem que ter um limite de idade, mas eu posso porque tenho 23 anos... hahahahahaha
Anteriormente eu tinha lido crepusculo, mas não terminei, cheguei na metade do terceiro livro e parei de ler. A autora de crepusculo pode ate escrever melhor, mas os livros dela não me prenderam... eu achava muito cheio de detalhes, maçante, entendem? sem contar que não gostava do casal (no livro dava pra tolerar, já no cinema não mesmo!), muito ao contrario de fifty shades, já que gosto do casal do livro e os protagonistas do filme, na minha opinião eles não tem nada a ver com o casal de crepusculo.
Em algumas partes do livro eu achava que a historia era contada muito lentamente (uma encheção de linguiça mesmo!), digo isso das partes em que a autora descrevia um dia dos personagens, por exemplo.
O que eu gostei é que pra mim foi um livro de surpresas, eu jamais imaginaria que o segundo e o terceiro livro fossem daquela maneira, muda totalmente (na minha opinião). Muitas pessoas não terminam de ler porque eu penso que pensam como eu, porque o primeiro livro começa mostrando o Christian (personagem principal) como um dominante nas praticas de BDSM (bondage, disciplina, submissão e dominação), e ele propõe um contrato para a Anastasia envolvendo essas praticas. Críticos falam sobre a humilhação da mulher e tal... não sei exatamente como expor isso, mas eu acho assim: praticas desse tipo são de comum acordo, e as partes descritas eu imagino que não sejam mais amenas do que a verdadeira pratica de BDSM (não conheço muito esse tema, mas existem muitos outros livros relatando este tema mais aprofundado), pra mim fifty shades é mais uma historia de romance do que de BDSM realmente. O que eu esperava (e é o que eu acho que as pessoas que lêem o primeiro livro esperam) é que a sequência fosse a partir desse tal contrato (mas não). Existem algumas partes de suspense também, como nas novelas, alguem querendo atrapalhar a felicidade do casal, e algumas partes surpreendentes e românticas (como havia descrito acima).
O Christian pode ser meio bossy (mandão) como descrevem no livro, por exemplo, ele queria controlar a vida dela, de modo que dizia varias vezes para ela parar de trabalhar ou então não viajar ou sair porque ele não permitia... a parte de não trabalhar sim é machismo, as outras são uma maneira de proteção, porque existia gente querendo prejudica-los na historia. Convenhamos: não existe nenhum relacionamento perfeito! Só citei isso porque foi muito alvo de criticas.
Eu particularmente não gosto de drama (um dos personagens ter câncer e morrer, por exemplo), por isso adorei tanto essa trilogia, personagens saudáveis, vivendo um romance e com um pouco de suspense pra dar uma apimentada!
Outros comentários que eu já ouvi: 'a personagem principal é infantil'... Gente, ela é uma moca jovem (quase adolescente ainda) de 21 anos e a historia é uma adaptação de crepusculo.
'A historia é inverossimel' isso que da a magia, particularmente eu gosto de um 'conto de fadas', porque não passar um tempinho do dia curtindo uma coisa que você realmente gosta, não concordam?
De todos, o que eu mais gostei foi o segundo.
Obrigada EL James, passei muitos bons momentos! Ganhou um lugar no meu coração logo atras da JK Rowling!
 
 Obs: eu adoro essa capa do ultimo livro com a ilustração de uma chave, acho mais bonito do que o que tem uma algema.

De brinde, vou deixar aqui uns vídeos com as musicas que são citadas nos 3 livros: