Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

Panquecas coloridas integrais

Essa é uma super contribuição da minha queridíssima amiga Patricia Lopes que esta se dedicando 'a full' na sua dieta de pontos!

Massa

1 ovo (ela substitui por gel de chia que consiste em uma colher de sopa de agua com chia), assim:
1 xícara de chá farinha de trigo integral
1 xícara de chá de leite desnatado ou de soja
Sal
1/2 colher de sopa de óleo de girassol

Diferencial:

Na panqueca verde acrescente 1 xícara de espinafre somente aferventada, sem sal (Para ferver o espinafre, coloque-o numa panela - sem agua - e deixe em fogo médio por aproximadamente 3 minutos, escorra o excesso de agua que ficar).
Na panqueca laranja acrescente uma cenoura cozida sem sal.
Na panqueca rosa acrescente 1/3 de uma beterraba grande cozida também sem sal.
Bata tudo no liqüidificador e faça as panquecas em uma frigideira antiaderente pincelada com um fio de óleo.
Recheio (proteína de soja)
Como preparar a proteína de soja:

  • Hidratar a proteína de soja: Para 1 xícara de chá de proteína de soja use 1 xícara de chá de agua. Usando-se agua morna, acelera-se o processo de hidratação que passa a durar em torno de 15 minutos, em agua com temperatura normal deixe a proteína de soja em torno de 1 hora.
  • Depois de hidratar a proteína de soja (que dobrara o volume), escorra e esprema com as mãos ate tirar o excesso de agua que há nela.
Dica para as pessoas que não gostam do gosto da soja e querem elimina-lo:
O sabor da soja pode ser eliminado com agua fervente e 1 xícara de vinagre branco, deixando a proteína texturizada de soja em agua fervendo por 1,5 minuto. Sairá uma espuma de soja que devera  ser eliminada. Nessa espuma sairá junto o gosto amargo. Passe a carne de soja para uma peneira e lave em agua fria.
Use a proporção:

2 xícaras de chá de proteína de soja
500 ml de agua fervente 
1 xícara de chá de vinagre branco

  • Em uma panela coloque um fio de óleo (ela usa óleo de girassol), e refogue: uma cebola media picada, 2 dentes de alho bem amassados, 1 tomate médio picado, 1/2 cenoura ralada
Quando estiver dourado acrescente a proteína de soja e sal, ela usa um tempero caseiro feito por ela mesma que consiste de: cheiro verde, coentro (opcional), um pedacinho de gengibre e 3 folhas de hortelã.
Depois de bem refogado esta pronto!

Para acompanhar as panquecas, utilize arroz integral e um molho de espinafre que consiste de:

1 xícara de chá de espinafre cozido sem sal
1 caldo de legumes ou de carne (ou o tempero caseiro já descrito acima)
1 cebola picada 
Bata tudo no liqüidificador, se preferir, coe.

Enjoy it:

Como podem ver, rende varias unidades, ideal para um almoço em família ;)

sexta-feira, 21 de março de 2014

Banoffi

Acaba a dieta e voltam as receitas de gordo...

Você vai precisar de:

3 a 4 bananas amassadas
1 lata de leite condensado
1 pote de Nata
1 colher (sopa) de açucar
1 pacote de bolacha maisena
4 colheres de sopa de manteiga

Como fazer:

Triture a bolacha no liqüidificador, coloque em uma travessa e acrescente a manteiga, misturando ate formar uma pasta, ou ate ficar mais consistente. Forre um refratário com essa massa, apertando-a com uma colher. Leve ao forno pré aquecido, por 3 minutos. Sobre a massa de bolacha saída do forno, espalhe o doce de leite (lata de leite condensado cozida em panela de pressão, 40 min). Espalhe a banana em cima do doce de leite. Bata a NATA na batedeira, acrescente o açucar (eu bati na mão mesmo) e coloque sobre a banana. Leve a geladeira por pelo menos 1/2 hora.

Enjoy it:

domingo, 16 de março de 2014

Dieta detox

Ola pessoal, como disse no post passado, meu próximo post seria sobre a dieta detox. E para os que não sabem o que é ou pra que serve, aqui vai uma definição: também conhecida como dieta desintoxicante, faz uma faxina geral no organismo, eliminando toxinas e quilos extras. Todos os dias nosso organismo é bombardeado com por substancias nocivas, como medicamentos, corantes, conservantes, gordura, entre outros. A dieta detox ajuda a eliminar esses excessos que, ao longo do tempo vão se acumulando e impedindo que o organismo funcione a todo o vapor.
(fonte, clique aqui)

Essa dieta quem me passou foi uma amiga (Patricia), prescrita pela nutricionista dela, mas qualquer um pode fazer! Primeiro vou descrever a dieta, e logo em seguida como eu me senti fazendo-a. Comecei segunda passada, como dura uma semana ainda tenho mais 1 dia para completa-la.

Enjoy it

Dieta detox

2 dias só de liquido

Nesta fase, você consome entre 900 e 1000 calorias por dia, mas não passa fome. O segredo: alimentar-se a cada duas horas. Da pra emagrecer 1 quilo!

Ao acordar
1 copo (200 ml) de agua com suco de 1/2 limão sem açucar

Cafe da manha (30 minutos depois)
Opção 1: Suco faxina geral (1 banana media batida com suco de 2 laranjas, 1 fatia media de mamão, 1 col. (sopa) de linhaça e 1 copo (200 ml) de agua filtrada sem acucar ou adoçante)

Opção 2: Shake intestino feliz (1 copo grande - 250 ml - de leite de soja light batido com 3 ameixas secas, 1 fatia media de mamão, 1/2 maca com casca e 1 col. (sopa) de aveia em flocos sem acucar ou adoçante).

Lanche da manha

Opção 1: Suco desintoxicante (1 folha de couve-manteiga batida com suco de 1 limão, 1 fatia media de abacaxi, 1 copo (200 ml) de agua e 1 lasca de gengibre sem acucar ou adoçante)

Opção 2: Suco energizante (1 xic. (chá) de melancia batida com 1 copo grande (250 ml) de agua de coco, suco de 1 limão e 6 folhas de hortelã sem açucar ou adoçante)

Chá da manha

1 xic. de chá de capim-limão

Almoço

Opção 1: 1 prato (fundo) de sopa-creme de legumes e quinua

Opção 2: 1 prato (fundo) de sopa-creme de abobora e gengibre

Lanche da tarde 1

Opção 1: 1 copo grande (250 ml) de suco de acerola batido com morango sem açucar ou adoçante

Opção 2: 1 copo (200 ml) de suco de maca natural com gotas de limão sem açucar ou adoçante

Chá da tarde

1 xic. de chá de hibisco com cravo

Lanche da tarde 2

Opção 1: Suco bronzeador (1 cenoura com casca batida com 1/4 de copo (50 ml) de suco de maracujá concentrado, 1 fatia media de abacaxi, 1 col. (sopa) de quinua em flocos, 1 pitada de canela em pó e 1 copo (200 ml) de agua filtrada sem açucar ou adoçante)



Opção 2: Suco diurético (1 copo grande (250 ml) de chá verde gelado batido no liquidificador com 1 fatia grossa de melão, 1 maca com casca, suco de 1 limão e 3 folhas de capim-limão fresco filtrado sem açucar ou adoçante)

Jantar

Opção 1: 1 prato (fundo) de sopa-creme mix de legumes (nessa tem abobrinha, cenoura, nhame e acho que batata salsa)
Opcao 2: 1 prato (fundo) de sopa-creme de mandioquinha e agrião

Ceia

Opção 1: 1 copo (200 ml) de agua de coco

Opção 2: 1 copo (200 ml) de suco light a base de soja

Mais 5 dias para completar a limpeza

Aqui, os alimentos sólidos voltam ao cardápio e você come um pouco mais: entre 1100 e 1200 calorias. Combine as opçoes de refeição como preferir e mande embora mais 2 quilos!

Ao acordar

1 copo (200 ml) de agua com suco de 1/2 limão sem acucar

Cafe da manha (30 minutos depois)

Opção 1: 1 copo grande (250 ml) de suco de abacaxi batido com hortelã + 1 fatia de pão integral light com 2 fatias de peito de peru, 2 rodelas de tomate cobertas com 1 fio de azeite extravirgem.
Obs.: Já que sou vegetariana troquei esse peito de peru por queijo cottage que apresenta baixo teor de gordura e boa digestibilidade (em função da fermentação latica), não contem glúten.


Opção 2: 1 pote de iogurte desnatado light com 1 fatia fina de mamão picada e 3 col. (sopa) de mix de fibras (farinha de linhaça, quinua em flocos e aveia)

Opção 3: 1 xic. de chá verde + 4 biscoitos integrais com gergelim e 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light)

Lanche da manha

Opção 1: 4 ameixas secas + 2 nozes

Opção 2: 1 fatia media de abacaxi (ou 1 fatia media de melão) com raspas de casca de limão

Opção 3: 1 copo grande (250 ml) de suco de melancia batido com gengibre

Chá da manha

1. xic. de chá de hibisco com canela

Almoço

Opção 1: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes (alface, rúcula), 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de beterraba ralada com orégano, limão, 1 fio de azeite e pouco sal + 3 col. (sopa) de arroz integral com salsinha + 4 col. (sopa) de estrogonofe de frango com creme de leite light (ou 1 file médio de peito de frango grelhado coberto com cogumelo refogado) + 1 taça grande de gelatina diet

Opção 2: 1 tomate recheado com tabule de quinua (ou salada de folhas verdes, rabanete e tomate a vontade com limão, 1 fio de azeite e pouco sal) + 3 col. (sopa) de arroz integral (ou arroz 7 cereais) + 1 file médio de salmão assado com pimentão, cebola e tomate + 1/2 prato (sobremesa) de legumes cozidos no vapor + 4 morangos (ou 1 maçã).

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes com 2 bastões de kani kama desfiados, 5 tiras finas de manga, 1 tomate e 1/4 de pepino japonês com molho oriental (limão, shoyu e 1 fio de azeite)
  • Omelete com abobrinha (feita com 1 gema, 2 claras e abobrinha ralada) + 2 pegadores de macarrão integral ao sugo + 1 taca pequena de manjar de coco light com calda de ameixa
Eu fiz esses tipos de prato:


(Esse ultimo logicamente com a salada).

Chá da tarde

1 xic. de chá de erva-doce

Lanche da tarde 1

Opção 1: 1 pote de iogurte light com mamão picado

Opção 2: 1 banana amassada e polvilhada com canela



Opção 3: 1 barra de cereais integrais light + 1 fruta (maçã, pera ou pêssego)

Chá da tarde

1 xic. de chá de casca de abacaxi, 1 lasca de gengibre e especiarias (cravo, canela e anis-estrelado)

Jantar

Opção 1: 1 prato (mesa) de folhas verdes com 2 nozinhos de mussarela de bufala, 2 tomates secos, 4 col. (sopa) de frango desfiado, 1 col. (sopa) de crouton integral e 4 col. (sopa) de molho de iogurte desnatado com manjericão

Opção 2: 1 prato (mesa) de folhas verdes variadas com 2 col. (sopa) de abacaxi em cubos, 3 fatias de peito de peru em tiras, 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de semente de girassol tostada sem sal e vinagre balsâmico

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes (alface, rúcula, agrião), 1 lata de atum light, 1 tomate e 1/4 de pimentão amarelo com cebola, salsinha e 4 col. (sopa) de molho de iogurte desnatado com ervas

Ceia

Opção 1: 2 castanhas-do-para (ou 5 castanhas de caju)

Opção 2: 1 potinho de leite fermentado (tipo yakult) + 3 ameixas secas
Opcao 3: 4 damascos secos + 1 xic. de chá de camomila

Alimentos fundamentais na dieta desintoxicante

Melancia - ajuda a desintoxicar especialmente quando triturada com as sementes ricas em fibras, elas limpam o estomago e o intestino. Essa parte da fruta ainda tem componentes diuréticos, facilitando a saída das toxinas da urina.

Folhas verdes - ricas em fibras e clorofila (antioxidante que ameniza os efeitos nocivos dos radicais livres produzidos no próprio processo de desintoxicação), são especialmente eficazes.

Quinua e linhaça - tem fibras que varrem as toxinas para fora do organismo. Também melhoram o funcionamento do intestino.

Chás verde e de hibisco - concentram antioxidantes capazes de remover as toxinas das celulas e facilitam a chegada de nutrientes ate elas, reduzindo acne e celulite.

Abacaxi - carrega bromelina, enzima que favorece a digestão e reduz a inflamação nas celulas.

Limão - contem compostos que estimulam a produção da bile pelo figado. Essa substancia isola gordura e facilita a absorção dos nutrientes.

Maca - oferece pectina, uma fibra que vira um tipo de gel capaz de impedir que parte da gordura dos alimentos seja absorvida. Já os flavonóides, antioxidantes da fruta, protegem as celulas dos radicais livres.

Eles devem ser evitados durante o processos de desintoxicação

Cafe - se você é fã da bebida, reduza a dose aos poucos para não sentir dor de cabeça. O ideal, no entanto, é suspende-la da dieta por pelo menos 2 dias.

Glúten e lactose - proteína do trigo (pão, biscoito, macarrão) e açucar do leite e derivados, respectivamente, são substancias com ação inflamatória. Devem ser evitadas especialmente nos 2 primeiros dias da dieta.

Carne vermelha - tem digestão lenta e, por isso, prejudica o processo de desintoxicação.

Meus comentários: Ok, é certo que eu comi queijo cottage, mas é porque não como carne, o único porem é a lactose, estarei mais atenta da próxima vez. Já vocês, sigam a risca. Bom, o que eu pude perceber, uma leveza no corpo, principalmente no dia dos líquidos, minha frequência ao banheiro não foi tao alta quanto esperava (exceto para fazer xixi), mas isso varia de organismo para organismo, minha mãe, por exemplo, foi bastante vezes. Comigo não aconteceu, mas recomenda-se que você tome muita agua, principalmente nos 2 primeiros dias para evitar dor de cabeça. Esse dia de liquidos é o mais sofrido, nao aguentava a sopa de abobora com gengibre! Essa foi a minha primeira vez fazendo um detox, e pretendo repetir ainda esse ano. Acho que de 2 a 3 vezes ao ano esta de bom tamanho. Não cheguei a verificar se perdi gramas ou kilos, pois meu objetivo não foi de emagrecer, e sim de apenas desintoxicar.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Pudim de sorvete

Hoje tem receita de gordo! hahahaha
Mas semana que vem começo uma dieta detox e vou postar tudinho aqui para vocês!

Você vai precisar de:

1 lata de condensado
2 vezes a mesma medida de leite
4 ovos
1 caixinha de creme de leite
4 colheres (sopa) de açúcar 

Como fazer:

Em uma panela coloque o leite condensado, o leite e as gemas. Leve ao fogo sem levantar fervura.
Quando esfriar acrescente o creme de leite sem o soro, reserve. Bata as claras com o açúcar na batedeira em ponto de suspiro. Acrescente esse suspiro no creme reservado. Leve ao freezer por 6 horas ou mais dependendo do seu freezer.


Enjoy it: (o suspiro não ficou bem espalhado, por isso ficou com essa aparência)

terça-feira, 4 de março de 2014

Sufle de legumes com queijo

Você vai precisar de:

2 cenouras em cubos
1 abobrinha em cubos
1 chuchu em cubos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 tomate sem sementes picado
1 xícara (chá) de queijo mussarela picado
5 claras em neve
sal e pimenta-do-reino a gosto (eu substitui por um caldo de legumes)
azeite
50g de queijo parmesão ralado

Como fazer:

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe a cenoura, a abobrinha e o chuchu em agua fervente ate ficarem macios. Escorra e amasse com um garfo, formando um purê. Reserve. Novamente em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e frite a cebola. Adicione o tomate, os legumes amassados e misture. Desligue o fogo e deixe esfriar. Adicione a mussarela, as claras, sal e pimenta (ou caldo de legumes), e misture delicadamente. Coloque em um refratário médio untado e polvilhe com o parmesão. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou ate assar e gratinar. Retire e sirva.

Enjoy it: (sorry people, esqueci de tirar a foto antes, e tudo bem, parece uma quirela - prato feito com milho moído, mas ele ficou com esse aspecto por causa do queijo parmesão em cima, e como os legumes são amassados parecem mesmo uma sopa de legumes)




domingo, 2 de março de 2014

Berinjela ao forno

Você vai precisar de:

2 berinjelas pequenas descascadas e picadas
4 xícaras (chá) de agua
3 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de azeite
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de cebolinha
4 ovos
125g de requeijão
margarina e farinha de trigo para untar

Como fazer:

Em uma tigela, coloque a berinjela de molho em 3 xícaras (chá) de agua com o vinagre, por 25 minutos. Escorra. Em uma panela, em fogo médio, junte o azeite, a berinjela, o caldo de legumes e a agua restante. Mexa para dissolver o caldo e cozinhe, ate a berinjela amolecer. Retire do fogo e junte o parmesão e a cebolinha. Com um garfo, bata os ovos com o requeijão e acrescente a berinjela. Coloque a mistura em um refratário untado e enfarinhado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos para dourar. Se desejar, decore com cebolinha picada.

Enjoy it: